Página Inicial
(55) 3376-8900 / (55) 99964-2316
Fazenda da Taipa, BR 158 - KM 131 - Condor, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • 04.10.2019
  • Notícias

Guia da semeadura: manejos adequados alavancam a produtividade

Guia da semeadura: manejos adequados alavancam a produtividade

O sucesso na produção da soja envolve vários fatores. Além de ter uma semente de alta qualidade, adaptada as características de cada região, é necessário adotar alguns manejos adequados. Veja as orientações do responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel para você produtor que está se preparando para o plantio.

 Profundidade de semeadura:

A profundidade da semeadura deve ser entre 3 a 5 cm, pois em profundidades superiores às citadas dificultam a emergência, principalmente em solos arenosos, ou em situações onde há risco de compactação superficial do solo.  

Posição semente/adubo

No processo de plantio o adubo deve ser colocado ao lado e abaixo da semente, pois o contato direto prejudica a absorção da água pela semente, podendo, inclusive, matar a plântula em desenvolvimento, principalmente quando se aplicam doses altas de cloreto de potássio no sulco.

Época da semeadura

A época de semeadura é muito importante, pois determina a exposição das plantas às variações climáticas e contribui fortemente para a definição da duração do ciclo, da altura da planta e da produção de grãos. A época de semeadura e a duração do ciclo das cultivares devem condicionar a um período de maior probabilidade de ocorrência de temperatura e umidade favoráveis ao ciclo da cultura, que de modo geral, para a maioria das regiões produtoras ocorre de outubro a março.

População de plantas e espaçamento

Para uma planta atingir seu potencial máximo de produção é necessário que, além de encontrar as melhores condições de solo e clima, sofra o mínimo de competição, pois, populações acima das recomendadas pode acarretar perdas por acamamento, queda de produtividade e aumento de custo de produção.

Cálculo da quantidade de sementes

Cálculo da quantidade de sementes e regulagem da semeadura Para calcular o número de sementes a serem distribuídas, é necessário que se conheça o poder germinativo do lote de sementes (informada pela empresa), porém esse valor (% germinação) pode ser superior ao valor de emergência das sementes no campo.

Regulagem da plantadeira

 A velocidade ideal da máquina deve ser em média de 5 Km/h. O agricultor precisa planejar a atividade e ficar atento ao clima para evitar contratempos. O aumento da velocidade pode causar falhas no plantio, resultando em menor número de plantas que pode resultar em menor produção.