Página Inicial
(55) 3376-8900 / (55) 99964-2316
Fazenda da Taipa, BR 158 - KM 131 - Condor, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • 03.06.2020
  • Notícias

Soja: por que a semente é o principal insumo das lavouras?

Soja: por que a semente é o principal insumo das lavouras?

– escassez de semente de qualidade requer planejamento antecipado por parte do sojicultor-
Em um ano de muitas condições adversas no Rio Grande do Sul, com alto índice de precipitação pluviométricas na implantação da soja e um longo período de estiagem nas fases de desenvolvimento e maturação, que culminou na frustração da produtividade e  no comprometimento da qualidade com expressivo número de grãos esverdeados,  a semente da soja se reafirma como principal insumo de uma lavoura. “A semente é o ponto de partida. Começar com uma semente que não tem qualidade já é sair perdendo, esse ano de estresse hídrico deixou isso mais evidente”, afirma o responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel
Essa situação implica diretamente no planejamento da próxima safra de soja, entendo o responsável técnico. Segundo ele, não é viável o sojicultor insistir em guardar os grãos para o plantio. “Como o mercado da soja se apresenta com uma valorização interessante, a comercialização dos grãos se mostra um bom negócio. Orientamos os produtores não arriscarem a fazer o plantio com os grãos desta safra, pois podem estar comprometendo as suas lavouras. É fundamental buscar uma semente de qualidade”.
Thiago explica ainda que na produção de sementes certificadas há  excelência nos processos de produção, sendo importante ressaltar que neste ano o dano mecânico foi bastante expressivo, pois o grão estava muito seco no momento da colheita, em média 8,5 de umidade, em que foi fundamental um controle muito eficaz nas colheitadeiras. Assim como os grãos chegaram no armazém para o beneficiamento na condição de 35 graus de temperatura, para diminuir o metabolismo e garantir a qualidade que vem do campo, essa temperatura é reduzida a 15 graus através da tecnologia de resfriamento de sementes.
Ele avalia ainda que com esse cenário, a disponibilidade de sementes de soja de qualidade no mercado está mais escassa nesta safra, no Rio Grande do Sul. “Neste ano, é necessário o sojicultor fazer o planejamento antecipado para garantir a cultivar mais apropriada com o seu propósito dentro da propriedade”.

Além de todos os processos de beneficiamento, a Strobel Sementes utiliza outras estratégias como: irrigação e escalonamento de plantio na produção de suas sementes, fato que diminui as consequências de estiagens, oportunizando um melhor controle da qualidade das sementes e também de produtividade.