Home
(55) 3376-8900 / (55) 99964-2316
  • 12.07.2020
  • Notícias

Soja: cuidado com as sementes esverdeadas, alerta mestre em produção de sementes

A grande incidência de sementes esverdeadas na cultura da soja observada na última safra de soja pode comprometer a produtividade do próximo ciclo. O responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel, explica que as sementes esverdeadas são plantas imaturas, sujeitas aos estresses bióticos ou abióticos, que resultam em morte prematura ou maturação forçada, poderão produzir sementes esverdeadas, o que resultará em acentuada redução das suas qualidades fisiológica e organoléptica, além de severa redução da produtividade da lavoura.

A grande problemática que envolve as sementes esverdeadas de acordo com Thiago,   na medida que ocorrem acréscimos dos níveis de semente verde, em lotes de elevado padrão fisiológico, normalmente observa-se redução acentuada da germinação, do vigor  e da viabilidade da mesma. “Há probabilidade que um grande percentual de sementes salvas para próxima safra estejam comprometidas. Situação que o produtor deve confirmar nos testes de germinação” alertou o mestre em ciências e produção de sementes, Thiago Strobel.

Sobre o mercado da soja, ele avalia que com a valorização do preço da soja comercial,  não vale a pena o sojicultor correr o risco de salvar semente e de comprometer a sua lavoura para próxima safra.