A importância do sistema radicular da soja

Publicado em: 17 de dezembro de 2020

Categorias: Notícias

A importância do sistema radicular da soja

O sistema radicular da soja é responsável por realizar a interface entre a planta e solo, isto é, pela fixação dos vegetais e pela absorção de água e sais minerais.

De acordo com o consultor de negócios da Strobel Sementes,
engenheiro agrônomo, mestre em Ciências do Solo e doutor em Ciência do Solo - PPGSolos UFRGS, Fernando Viero, o adequado desenvolvimento do sistema radicular é extremamente importante para que a planta possa acessar maiores volumes de solo e, consequentemente, reservatórios de água. “Cultivares com sistema radicular agressivo e bem desenvolvido permite que a cultura suporte por maiores períodos de estiagem”, afirma.

Segundo ele, é em função disso que a Strobel Sementes multiplica e entrega ao produtor rural cultivares com diferentes sistemas radiculares, que se adequam aos mais diferentes ambientes, como por exemplo a FTR 2155 RR e FTR 1157 RR.

Na figura abaixo, o consultor de negócios da Strobel Sementes, apresenta a FTR 2155 RR, que é uma cultivar que possui um sistema radicular fasciculado, extremamente agressivo, que se desenvolve e explora grande volume de solo.

Nessa figura, também é apresentada a FTR 1157 RR, uma cultivar com sistema radicular pivotante, que atinge maiores profundidades de solo.

 “Essas duas cultivares são apenas dois exemplos do que temos entregado ao produtor rural, mas estamos trabalhando intensamente junto à FT Sementes para entregar cada vez mais cultivares altamente produtivas e com capacidade de suportar maiores períodos de estiagens”, finaliza.

Galeria de Fotos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir