Sustentabilidade

Sustentabilidade, produtividade e rentabilidade

Ao longo dos 70 anos da história do Grupo Strobel, a sustentabilidade sempre esteve aliada à produção. São técnicas utilizadas ao longo dos anos que envolvem os cuidados com o solo, uso de adubação orgânica, mix de cultivos no inverno, plantio direto na palha,  sementes de alta performance e substituição dos insumos químicos por produtos biológicos e agora, sendo pioneiros no projeto piloto de sequestro de carbono, tendo como base a tríade: sustentabilidade, produtividade e rentabilidade.

CUIDADOS COM O SOLO

“Solo vivo, meio ambiente preservado”. A cobertura permanente, de preferência viva, sobre o solo é extremamente importante para o Sistema Plantio Direto, pois cria um ambiente favorável às condições físicas, químicas e biológicas, além de auxiliar no controle de plantas daninhas. Essa camada atua como proteção do solo para o impacto das gotas da chuva, que desagregam o solo e causam erosão, carregando solo e nutrientes para fora do talhão. Além da proteção da chuva atua como protetora dos raios solares e do vento. Diminui a evaporação, aumenta a infiltração e a capacidade de armazenamento de água no solo, tendo temperaturas mais amenas para o desenvolvimento das plantas e organismos.

Ao longo dos anos, o Grupo alcançou destaque no contexto mundial com as suas práticas, pelas técnicas adotadas nas propriedades em prol da conservação da natureza. O solo é um organismo vivo, todas as práticas adotadas nas propriedades são para estimular, beneficiar e aumentar a as condições para infiltrar água e ar.

MIX DE PLANTAS

Nas lavouras são utilizados os mix de plantas de cobertura com diversas espécies, que seu sistema radicular ocupa diferentes substratos do solo. Esses diferentes sistemas radiculares liberam diferentes exsudatos que estimulam organismos do solo, aumentando a vida no mesmo. Todo esse ambiente cria condições favoráveis para o desenvolvimento da cultura principal. Com um sistema bem consolidado, lentamente a matéria orgânica do solo vai aumentando. Com seu aumento, também há elevação da atividade microbiana, que mineraliza e torna disponível nutriente para as plantas. Com essa cobertura no solo, as águas são aproveitadas de forma mais otimizada.

Deste modo, foi possível ultrapassar a taxa de 100mm/hora. Isso se reflete no percolamento das águas no horizonte vertical do solo, mantendo o lençol freático e a vazão das vertentes, com isso asseguramos o ciclo normal das águas.

ADUBAÇÃO ORGÂNICA

A adubação orgânica também é outra prática utilizada pelo grupo, pois diminui a entrada de produtos químicos, aumenta o teor de matéria orgânica no solo e estimula sua atividade biológica e sua biodiversidade. A vida no solo é muito importante, ela que vai fazer com que as raízes possam se desenvolver e absorver nutrientes para produzir mais.

CONTROLE BIOLÓGICO

Outra prática sustentável utilizada nos campos é o uso de produtos biológicos no combate de pragas e doenças. Em fase de teste desde 2017, o procedimento que começou com aplicação em 50 hectares nas propriedades, ganhou força com a instalação das biofábricas ‘On Farm’, sendo o que todas as áreas de produção tem a cobertura de biológicos aliada aos químicos quando necessário. O controle biológico das pragas é eficiente, de baixo custo e de pouco impacto ambiental. A técnica tem se mostrado ótima no controle de lagartas e percevejos atingindo um índice de 90% de controle.

CUIDADO COM A ÁGUA

A proteção das reservas e das Áreas de Preservação Permanente são feitas com muita atenção, para preservar às nascentes e os cursos d´água e para estimular a ocorrência de inimigos naturais das pragas, assim como o destino correto de embalagens, como por exemplo de óleos e lubrificantes, para toda e qualquer ferramenta ou insumo, sua embalagem é devidamente descartada. Outro procedimento adotado é em relação as estradas internas.  É trabalhado para que o excesso de água corra dentro da lavoura, com isso evitando erosão e assoreamento de rios.

SEQUESTRO DE CARBONO

O berço da produção da Strobel Sementes faz parte desde 2021, do projeto inédito no Brasil, da empresa Bayer, de sequestro de carbono. A seleção da propriedade se deu em função das boas práticas adotadas no decorrer dos anos.  Dentre as práticas mais importantes para o sequestro de carbono estão: o uso de plantas de cobertura e rotação de culturas, devido ao acréscimo de matéria orgânica no solo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir