Como preservar a sua lavoura de soja dos nematoides?

Publicado em: 10 de junho de 2023

Categorias: Notícias

Como preservar a sua lavoura de soja dos nematoides?

Estima-se que os nematoides parasitos de plantas consomem aproximadamente 10% da produção agrícola global, levando a perdas econômicas anuais avaliadas, cautelosamente, em mais de U$125 bilhões. No Brasil, as nematoses estão entre as fitossanidades mais importantes nos cultivos a campo ou em sistema protegido.

Os gêneros que ocorrem com mais frequência são e Radopholus (nematoide cavernícola).

No entanto, dentre todos os nematoides parasitas de plantas, é consenso entre os fitossanitaristas que o nematoide de galhas é o mais importante. Esse patógeno está disperso em vários ambientes em todo o mundo, causando perdas às principais culturas agrícolas.

Independente do gênero e do sintoma, o desenvolvimento do nematoide na planta afeta o funcionamento das raízes, prejudicando a absorção de água e nutrientes resultando em redução no desenvolvimento da planta, murcha, clorose e menor produtividade. Além disso, podem ser os de outras doenças radiculares, pois os ferimentos promovidos nas raízes  são aberturas para a infecção por fungos e bactérias presentes no solo.

A dispersão de nematoides nas áreas de cultivo é principalmente por meio de material propagativo, tráfego de implementos agrícolas, animais e seres humanos, além do escoamento de água de chuva ou irrigação.

Nesse sentido é fundamental o uso de cultivares com o pacote sanitário completo em relação à genética, que apresente resistências e pureza varietal, assim como o tratamento de sementes industrial, processo que oferece proteção fitossanitária e do potencial produtivo das sementes. O tratamento de sementes tem como objetivo suprimir a atividade dos nematoides nas primeiras semanas após a semeadura, visando reduzir sua penetração, proteger as plântulas e promover o adequado desenvolvimento do sistema radicular. O uso de nematicidas aplicados por meio do tratamento de sementes oferece uma proteção inicial que frequentemente se reflete na produtividade da cultura de soja. Isso ocorre porque as plantas apresentam um bom estabelecimento inicial, sistemas radiculares mais vigorosos e, consequentemente, uma maior tolerância ao ataque dos nematoides. Outra prática importante é a rotação de culturas, nas entressafras.

Para se ter índices elevados de produtividade, é preciso cuidar de cada detalhe da sua lavoura. O crescimento tão necessário para alimentar o mundo nos próximos anos, somente será satisfatório se unirmos pesquisa e a excelência técnica nas práticas do dia a dia das nossas lavouras.

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir