Cuidado com a incidência da lagarta-rosca na soja

Publicado em: 25 de outubro de 2019

Categorias: Notícias

Cuidado com a incidência da lagarta-rosca na soja

Após a semeadura da soja há probabilidade da incidência de algumas pragas, sendo as mais recorrentes: corós, percevejo-castanho-da-raiz, lagarta-elasmo e lagarta-rosca.
O responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel orienta que já há identificação da lagarta-rosca em algumas áreas em germinação. A lagarta-rosca causa danos iniciais, pois se alimenta das sementes recém-germinadas e da haste das plantas rente ao solo. Segundo ele, a condição ambiente desta época tem contribuído para a incidência “Solo mais úmidos e maiores concentrações de matéria orgânica são bastante associados com infestações desta praga”, explica.
As lagartas têm coloração variável, sendo a mais comum a pardo-acinzentada e podem chegar a 4,5 cm de comprimento. Também têm hábitos noturnos e durante o dia ficam abrigadas no solo.
Thiago orienta que é ideal que se faça o monitoramento no pré-plantio. Por ter hábito e preferência por ambientes com alta umidade e maiores concentrações de matéria orgânica, uma das primeiras formas de controle preventivo é a dessecação antecipada da cultura remanescente e plantas daninhas hospedeiras.

O responsável técnico ainda orienta que, o tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos pode contribuir bastante para controlar as lagartas, principalmente por ter hábito noturno.

Imagem feita num dos campos da Strobel Sementes

Galeria de Fotos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir