Solo, ar e água

Publicado em: 4 de dezembro de 2023

Categorias: Vídeo, Notícias

Solo, ar e água

por Daniel Strobel

Neste dia que comemoramos o Dia Mundial do Solo, queremos lembrar da importância entre a relação entre solo, água e ar para o desenvolvimento saudável das plantas é necessário que o solo tenha em seu conteúdo a água e o ar em proporções equilibradas, mas qual é o manejo adequado para alcançar esse equilíbrio?
Com o objetivo de atingir esse equilíbrio várias atitudes devem ser tomadas pelo cultivador com o objetivo de ter um solo floculado e sem impedimentos para água e ar percolarem nos horizontes dos solos.
Nesse contexto, o uso dos bioinsumos se tornam cada vez mais importantes e eficazes. Gessagem, calagem, remingralizadores, adubo orgânico, controle de pragas e doenças através de fungos e bactérias na substituição gradativa de agentes químicos tem mostrado a sua grande relevância.
Sempre que estimulamos a vida biológica dos nossos solos, ele responde na mesma intensidade trazendo safras mais abundantes e com menor custo, tornando o agricultor mais eficiente, com produções que sofrem menos com os efeitos adversos do clima. Temos, então, além de plantas, agricultores mais resilientes. O uso de policultivos e as rotações de cultura jamais podem ser negligenciadas, assim como a cobertura permanente do solo.
Efeitos mais agressivos de El Niño e La Niña são sentidos, vamos observar mais a natureza e verificar como fazer os nossos solos agrícolas serem mais equilibrados priorizando o máximo da vida biológica, assim como a mata faz a muitos séculos. Menos agressão, uso de ferramentas bioativadoras, maior eficiência e longevidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir