Tecnologia de resfriamento de sementes

Publicado em: 9 de agosto de 2019

Categorias: Notícias

Tecnologia de resfriamento de sementes

A excelência da produção da Strobel Sementes está centrada em realizar cada processo com as técnicas empregadas às melhores tecnologias. Assim que a semente chega no armazém e passa pelo beneficiamento, já é submetida aos processos de resfriamento.

1º - resfriamento estático, que consiste na insuflação do ar frio através da massa de sementes armazenadas, o ar é conduzido através do sistema de aeração;

2º - resfriamento dinâmico, a semente é resfriada no movimento descendente por ação da gravidade em tulhas projetadas para essa finalidade. É utilizado após o beneficiamento das sementes, no momento do ensaque. 

O resfriamento de sementes é uma tecnologia ainda inovadora e pode trazer importantes benefícios à qualidade das sementes. Thiago salienta que para cada 5,5 ºC a menos na massa de sementes, o potencial de armazenamento duplica, portanto o resfriamento auxilia na manutenção dos índices de qualidade fisiológica da semente. “Sementes colhidas com alta qualidade após resfriadas permanecerão com excelente qualidade por mais tempo e poderão chegar ao momento de plantio com seus índices de vigor e germinação elevados”, afirma.

O responsável técnico destaca  que o resfriamento de sementes auxilia na manutenção da qualidade, portanto a técnica isolada não é uma garantia de aumento de produtividade. “O resfriamento de sementes deve fazer parte de um conjunto de fatores que levarão a um produto de alta qualidade. Se a semente semeada for de alto vigor, teremos incremento de produtividade em torno de 10% segundo a EMBRAPA”, explica.

 

Galeria de Fotos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir